top of page
Inscreva-se no meu canal
Siga-me no Instagram
Siga meu perfil
Meu perfil do Twitter
Meu Linkedin

iPhone XS vs Galaxy S9 Plus: qual vale mais para quem quer o melhor sem gastar tanto?

  • Foto do escritor: Bruno Michael
    Bruno Michael
  • 16 de jan. de 2019
  • 5 min de leitura

Se você busca o melhor smartphone disponível no mercado atualmente, não quer importar e não quer uma tela muito grande, está na matéria certa. O TudoCelular pegou os dados dos testes realizados no iPhone XS e no Galaxy S9 Plus para fazer um comparativo entre esses dois flagships completos e nada baratos.

Nos parágrafos a seguir, vamos analisar o design, recursos, desempenho, autonomia, qualidade das câmeras e da tela para chegar a um veredicto: qual dos dois é melhor? E qual deles vale mais a pena gastar o seu suado dinheiro para se tornar o companheiro do dia a dia? Vamos descobrir? É só rolar a página.


Design e recursos


O iPhone XS tem tela menor e, portanto, tamanho menor em comparação com o Galaxy S9 Plus. O modelo da Samsung tem um aproveitamento frontal maior, mas é por conta das laterais - a tela curva nos cantos direito e esquerdo ajudam nesse quesito. Porém, as bordas superior e inferior são maiores do que as do dispositivo da Apple.


Temos aqui dois aparelhos com corpo metálico e acabamento em vidro na parte frontal e traseira. Para quem não gosta de lombadas, o S9 Plus é mais indicado, pois tem a parte traseira mais lisa, enquanto o iPhone tem as câmeras saltadas, além de ficarem no canto - são centralizadas no modelo da Samsung. Em ambos, um sensor fica "acima" do outro.


Os dois também oferecem proteção IP68 contra água e poeira. Quanto aos conectores, a Apple insiste na entrada Lightning, enquanto o S9 Plus usa o mais famoso USB-C. Além disso, o modelo da Samsung tem entrada para fones de ouvido, coisa que o usuário da Apple tem que escolher entre usar um adaptador, um fone Lightning ou Bluetooth.


Já em relação à biometria, o modelo da Samsung fica à frente em número de opções: é possível desbloquear o aparelho com sua digital (na parte traseira), com a leitura das suas íris, com a sua face, ou em uma leitura que junta íris e rosto. O iPhone XS só tem leitura facial (em 3D e mais segura que a do Galaxy).


Por fim, temos o software. O iOS é considerado mais intuitivo, mas isso é algo que mudou um pouco nos últimos anos. O Android é mais aberto a modificações do usuário e costuma oferecer acesso às opções com menos toques na tela. Porém, essa é uma questão de gosto e não vamos no aprofundar nesse assunto.


Nos últimos anos, nos acostumamos a ver as plataformas Android se aproximarem do poder de fogo da Apple para, no segundo semestre, o novo chip da Maçã impor um novo patamar na indústria. Isso foi verdade no ano passado, quando o Snapdragon 845 mal conseguiu chegar ao nível do A11 Bionic, apenas para ser novamente superado em muito pelo A12 Bionic.

Mesmo assim, ao menos para a maior parte das tarefas do dia-a-dia, os usuários vão sentir pouca diferença entre o iPhone XS e o Galaxy S9 Plus. O maior diferencial está nos jogos e na renderização em geral - criação de vídeos, por exemplo. Mas são tarefas que poucos usuários realizam.


Já em bateria, a vantagem fica para o S9 Plus, mas por muito pouco. A simulação de uso real do apresentou um empate, com 10 ciclos em cerca de 14 horas de uso para cada dispositivo. Mas nos testes específicos, dá para notar uma superioridade do S9 Plus, mesmo que por pouco.


Mas o grande trunfo do modelo da Samsung em bateria é a recarga. Com o carregador que vem na caixa, o usuário consegue levar a carga da bateria de seu dispositivo de 0% a 100% em cerca de uma hora e quarenta minutos. Já o concorrente da Apple leva mais de três horas para realizar a mesma tarefa.


Câmeras

Considerando que a câmera do iPhone XS tem basicamente - se não exatamente - a mesma qualidade da versão maior, e que o XS Max superou o Galaxy S9 em nosso comparativo, já dá para saber quem vence esse comparativo de câmeras, certo? Não é bem assim.


E somente porque o S9 Plus tem algumas vantagens sobre o modelo menor - a existência de um segundo sensor, que melhora a qualidade das fotos com zoom, ótico de até 2x, e oferece um modo retrato um pouco melhor. Como a superioridade do XS Max sobre o S9 não foi tão grande assim, podemos afirmar com certeza que, ao menos, a disputa seria mais equilibrada.


Vamos a alguns fatos. O S9 Plus sofre com um ponto fraco gigantesco: as selfies. Muito gente já está acostumado em ouvir que os autorretratos dos flagships da Samsung estão bastante atrás dos concorrentes. O grande diferencial da câmera da sul-coreana está no sensor traseiro.


Atualmente, o que temos notado é que os Galaxy de elite entregam o que há de melhor em vídeo, principalmente por oferecer ajustes finos no modo manual, quesito no qual os concorrentes ficam devendo. De resto, há muita subjetividade nas análises.

O fato é que temos aqui dois ótimos aparelhos para tirar fotos, exceto pelas selfies no S9 Plus. E também dois ótimos aparelhos para gravar vídeos, inclusive em 4K a 60 quadros por segundo. Veredicto final: vantagem leve para o iPhone, por conta das selfies.


Tela


E o último quesito que analisamos: a tela. O S9 Plus tem qualidade de imagem e nível de brilho ótimos. Mas, se está alguns degraus abaixo do Note 9, é de se imaginar que esteja um pouco abaixo do iPhone XS, uma vez que o DisplayMate considera a versão maior da versão 2018 dos smartphones da Apple uma das melhores telas do ano passado.


Mas vamos ao que interessa de fato. Se você quer tela maior com resolução mais definida, o S9 Plus deve ser a melhor escolha. No fundo, não há grande diferença entre os dois, pois ambos são displays AMOLED, e a calibragem varia pouco, com cores mais neutras no iPhone e tendendo mais às cores quentes - mas com ajustes possíveis - no S9 Plus.


Conclusão


Podemos ver que a Apple entrega mais com menos, mas cobra muito mais por isso. Quem olha apenas no papel, vai pensar que o iPhone XS é inferior ao Galaxy S9 Plus em quase todos os aspectos, e não vai entender essa diferença de preços. Bom, a gente comparou os dois aparelhos e continua sem compreender.


O iPhone tem desempenho melhor, e a bateria, por incrível que pareça, não fica atrás nesse comparativo. Câmera e tela também apresentam bom equilíbrio, com vantagem de leve para o modelo com a Maçã atrás. Mas ao olhar o preço, e pensar que o S9 Plus entrega o suficiente para a grande maioria dos usuários, fica a questão se vale mesmo o investimento maior.


É bom lembrar, também, que o iOS é um sistema muito fechado, com um ecossistema que praticamente obriga o usuário a se rodear de dispositivos Apple. Além de permitir quase nenhuma personalização, algo muito valorizado por grande parte dos usuários Android.

Porém, a decisão fica para o usuário. Não podemos deixar de pontuar que a opção pelo S9 Plus deve satisfazer boa parte dos consumidores, mas não julgamos quem prefere o iPhone. Estará muito bem servido, e, esperamos, satisfeito apesar do investimento maior.














Comments


© 2019 POR BRUNO MICHAEL. ORGULHOSAMENTE CRIADO COM WIX.COM

FOTO_PERFIL.jpg

Operador de Tecnologia

UM BLOG POR BRUNO MICHAEL - Profissional de T.I

Tutoriais e Dicas para Celular, Conteúdos relacionados a Tecnologia

  • Siga meu canal no Youtube
  • Siga-me no Instagram
  • Siga meu perfil
  • Meu Perfil do Twitter
  • Meu Perfil do Linkedin
bottom of page